26 de setembro de 2003

REFORMAS
No debate da Sic Notícias que acabou agora mesmo, Veiga Simão debatia com David Justino (actual ministro da educação, info para os amigos brasileiros). Fui à net ver que idade tinha o primeiro. Não fui bem sucedido,embora tenha relembrado que a sua reforma data de 1970, em plena "Primavera Marcelista" e que as suas ideias "liberalizantes" são ainda hoje,mais ou menos contestadas.
Também é do seu tempo (ao que julgo) a abolição dos acentos nos advérbios de modo... aquilo que o bestblogger Pacheco Pereira ignora frequêntemente ;)
Neste debate televisivo sobre educação, o antigo ministro parecia o mais jovem dos dois. Ou, pelo menos o mais arguto e ponderado. Falava da necessidade do ensino experimental, da fiabilidade dos indicadores que o actual ministério se prepara para apresentar em breve (com pompa, circunstância e provavelmente uma brutal margem de erro, como de costume...). Foi divertido ver um antigo ministro de um regime ainda mais antigo (embora tenha tido outro cargos desde então) demonstrar uma visão activa do que deveria ser o ensino; a pedir a ligação entre ciências e humanidades, lembrando que o ser humano é um todo (que vai muito para além disso, de resto). A tudo isto, David Justino respondia com jogo de cintura, trejeitos à Durão Barroso (o que não me surpreende, porque as figuras carismáticas têm tendência a provocar mimetismo nos outros...) e argumentações patéticas de que "vão substituir os mapas antigos das escolas". Valha-nos a Senhora da Paciência.

Sem comentários: